A TEORIA ATRIBUCIONAL: (RE)CONCEITUANDO A MOTIVAÇÃO
NA APRENDIZAGEM
Para Weiner, há três fontes de afeto referidas ao êxito ou fracasso:
Primeiro, está o bom ou mau sentimento básico que depende se o resultado foi favorável ou desfavorável. Weiner diz além disso que estas emoções básicas são as mais fortes e se relacionam diretamente com o resultado obtido; não estão mediatizadas pela atribuição causal que se fez.
Segundo, estão as reações específicas (como surpresa), geradas pela sorte e a confiança de atribuições de habilidade associadas com a atribuição causal.
Por fim, temos a mediação da dimensão de internalidade sobre sentimentos associados com a auto-estima.
MOTIVAÇÃO
Neste Artigo o que nos deixa de mensagem é que para se conseguir uma verdadeira motivação dos trabalhadores é preciso estar atento às necessidades mais intrínsecas dos seres humanos. É necessário conhecer um pouco da psicologia no que diz respeito a motivação dos seres humanos, pois é através dela que poderemos desenvolver uma estratégia de motivação sem induzir os trabalhadores a se sentirem motivados através de variações extrínsecas.
No artigo motivação, conceito e teorias, nos mostra varias teorias que podem ou não ser motivadoras em uma organização, mas a que mais me chamou a atenção foi a teoria da equidade pois a poucos meses atrás no local onde eu trabalho, foi proposto uma reforma no regime jurídico dos funcionários, foi montado uma comissão com representantes de várias classes funcionais onde eu também fazia parte e uma das reivindicações propostas tinha muito a ver com esta teoria, pois devido a defasagem salarial dos funcionários, aqueles que são concursados com um nível de escolaridade menor, estão ganhando menos que salário mínimo e como segundo a nossa Constituição “ninguém pode ter uma remuneração salarial abaixo que um salário mínimo”, estes servidores recebem um complemento de salário, e a proposta de alguns membros da comissão era que todos os servidores que estivessem com suas remunerações abaixo do salário mínimo, fossem elevados de nível para que não fosse mais preciso receber este complemento de salário. Eu fui terminantemente contra a essa proposta, pois a defasagem salarial é a mesma para todos e se essa proposta fosse aceita. Dentro de alguns anos todos os servidores públicos estariam ganhando o mesmo salário, afinal as prefeituras não dão aumento de salário aos seus servidores de acordo com o aumento dado pelo governo ao salário mínimo e sim apenas uma reposição salarial a cada ano. Se essa proposta fosse aceita seria desmotivador para os funcionários que possuem um grau de escolaridade maior, que fizeram um concurso com um nível de dificuldade mais elevado para desempenhar funções mais burocráticas e ganhar salários cada vez menores, minha contrariedade quanto à proposta não era para desmerecer a qualidade do trabalho de alguns trabalhadores e sim como forma de pressionar as autoridades a achar outra forma de dar um aumento de salário a todos os funcionários de maneira igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário