Grupos
Este artigo traz as diversas vantagens de pertencer a um grupo, suas características estruturais, como papeis do grupo e normas do grupo. Aborda ainda aspectos referentes a tomada de decisão em grupo.
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE PROCESSOS GRUPAIS
Este artigo nos mostra que desde o nosso nascimento já passamos a fazer parte de um grupo, pois quando nascemos pertencemos ao grupo familiar, quando começamos a estudar passamos a fazer parte de um grupo de alunos, quando começamos a freqüentar bares e festas passamos a fazer parte de um grupo social, quando casamos passamos a fazer parte de um novo grupo familiar e matrimonial e assim vamos nos tornando cada vez mais membros de novos grupos ao longo de nossas vidas.
Conflito e negociação
O conflito pode ser conceituado como um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Essa é uma conceituação abrangente que envolve diversas interações conflituosas experimentadas no contexto organizacional tais como diferenças de interpretação dos fatos, desacordos baseados em expectativas de comportamento, incompatibilidade de objetivos envolvendo desde comportamentos explícitos até comportamentos encobertos e sutis.
Os conflitos podem ser funcionais quando resultam em melhoria do desempenho do grupo ou disfuncionais quando atrapalham o seu desempenho. Os conflitos são funcionais quando estimulam a criatividade e a inovação, encorajam o interesse e a curiosidade, aumentam a qualidade das decisões, liberam as tensões e fomentam um ambiente de mudança. Nesse caso, o conflito por desafiar o status quo, estimula a criação de novas idéias, reavalia metas. Os conflitos disfuncionais são potencialmente desequilibradores e destrutivos. Afetam a coesão podendo levar os grupos a sua dissolução.
GESTÃO DE CONFLITOS
Um dos motivos da geração de conflitos em empresas pode estar baseado no fato da diversidade cultural dos indivíduos envolvidos. Segundo Megginson, Mosley e Jr (1986, p. 471-472), são eles:
1) etnocentrismo: ocorre quando uma pessoa, de uma determinada cultura, recorre a seus próprios valores culturais como parâmetro para resolver algum problema num ambiente cujos padrões culturais sejam distintos do seu;
2) uso impróprio de práticas gerenciais: ocorre quando se aplica uma determinada prática gerencial numa cultura, levando-se em conta apenas sua eficiência e eficácia, contudo, em outra;
3) percepções diferentes: ocorre quando, pelo fato de cada cultura possuir um conjunto de valores como referência, pessoas de diferentes culturas apresentarem valores e entendimentos distintos;
4) comunicação errônea: acontece quando diferenças culturais como idioma, costumes, sentimentos geram uma comunicação equivocada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário